quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ÔNIBUS LOTADOS! CAOS NO TRANSPORTE PÚBLICO

População sofre com a precariedade do transporte público e alto preço das tarifas em Florianópolis.

Com uma câmera escondida, mostramos a realidade do transporte público de Florianópolis. Fizemos o trajeto do Centro X Norte da Ilha, registramos a indignação dos usuários e constatamos que eles perdem quase duas horas, todos os dias, dentro dos ônibus superlotados.

A combinação tarifa alta X deficiência operacional do sistema resulta no aumento da exclusão social.

Confira a matéria completa no vídeo:


EM TEMPO: Este problema não é exclusive dos moradores de Florianópolis. Segundo informações divulgadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2006 cerca de 37 milhões de brasileiros não tinham condições financeiras de usar o serviço de transporte coletivo, e, por esta razão, se locomoviam a pé.


TARIFA ZERO?

Daniel Guimarães Tertschitsch, militante do Movimento Passe Livre (MPL) e editor do site TarifaZero.org, a gratuidade do serviço no Brasil poderia ser financiado por subsídios dos governos ou cobrança através de taxas, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Hasselt, cidade na Bélgica, é uma das 20 cidades que mantém a tarifa zero em seus transportes coletivos. Lá o sistema esta em funcionamento desde 1997 e o número de passageiros transportados aumentou cerca de 1.315%, em 2008. Na cidade belga a gratuidade viabilizada por fundos com recursos federais, estaduais e municipais.

É isso que podemos chamar de política pública para viabilizar o transporte coletivo. Isso é inclusão social.


Fontes: www.brasildefato.com.br e TVBV/Band SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário