terça-feira, 4 de outubro de 2011

COMER BEM PARA VIVER BEM

Cardápio colorido e equilibrado, além de ser mais saudável, garante perda de peso e mais qualidade de vida.

Consumir alimentos saudáveis é garantia de melhor qualidade de vida. Fazer avaliação física e nutricional para desenvolver um cronograma personalizado, que combine reeducação alimentar, exercícios aeróbicos com práticas esportivas, é o meio correto de estar de bem com o espelho sem colocar a saúde em risco. Porém, com objetivo de perder peso, muitas pessoas com a meta de exibir uma silhueta mais fina ou entrar naquele biquini e jeans mais justo, entram em um caminho perigoso adotando dietas prejudicias somadas ao consumo de anabolizantes e treinos forçados em academias de ginástica.


Conversei com a nutricionista Gabrielle Rovaris,(CRN SC/2530). Em nossa conversa ela passou dicas importantes para quem deseja viver bem em todas as estações. “A nutrição é um dos fatores que pode otimizar o desempenho físico e, quando bem equilibrada, reduz a fadiga permitindo desempenhar melhor desde as atividades mais comuns do dia a dia até as modalidades esportivas”, comentou Gabrielle. Para quem deseja um corpo mais definido é importante frequentar as academias de ginástica durante o ano inteiro e não apenas nestes meses que antecedem o verão. O mesmo vale para as caminhadas e o futebolzinho nos parques e praias.

CHOCOLATE FAZ BEM, SE VOCÊ CONSUMIR COM MODERAÇÃO!
Gabrielle lembra que não é necessário deixar de consumir, basta apenas ter controle da quantidade e da freqüência. No caso das sobremesas pode-se escolher aquelas que possuem um alto valor nutricional, como frutas secas e castanhas, por exemplo. O segredo é a moderação e a informação sobre os alimentos.
Algumas guloseimas são ricas em carboidratos e gorduras, ou seja, calorias “vazias”, que não trazem benefícios à saúde e por isso devem abolidas do cardápio. Estudos mostram que 50g de chocolate meio-amargo por dia seria capaz de reduzir cerca de 10% o risco de doenças cardiovasculares, e um chocolate com 70% de cacau em sua composição, por exemplo, traria maiores benefícios ainda. Mas nem tudo é doce! Embora o chocolate apresente quantidades benéficas de flavonóides, ele também contém quantidades de gorduras saturadas que são prejudiciais a saúde.

ATENÇÃO COM A ALIMENTAÇÃO!
Um prato colorido e equilibrado, além de ser mais saudável, garante perda de peso e mais qualidade de vida. Veja as dicas da nossa nutricionista

Seja qual for a sua dieta, nunca faça intervalos maiores do que quatro a cinco horas entre as refeições. Estar digerindo e metabolizando alimentos é um processo que consome energia, ou seja, emagrece. Dietas de apenas três refeições ao dia não são as melhores. A fome aumenta para a próxima refeição, e o metabolismo diminui a queima de gordura.

2) Escolha alimentos "in natura". As frutas, legumes, vegetais e cereais integrais são mais saudáveis e difíceis do corpo "quebrar" e absorver. Eles dão trabalho para serem consumidos, por isso saciam por mais tempo e geram resíduos na sua digestão, ajudando o intestino a funcionar melhor.

3) Hidrate o seu organismo bebendo suco de frutas ou água, muita água, sempre! Na primavera e no verão há uma grande variedade de frutas, legumes e verduras. Sucos de frutas naturais são ricos em nutrientes e vitaminas. Outra boa opção são as vitaminas de frutas com leite desnatado que, de alimentar, são fontes de cálcio, fibras e minerais.


CAPRICHE NO SEU CARDÁPIO E GANHE MAIS SAÚDE E DISPOSIÇÃO



MELÃO
- fonte de vitaminas A, C, E e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. É ótimo para ser consumido nos meses de calor, pois refresca e hidrata devido ao alto teor de água em sua composição. Quem sofre de prisão de ventre também pode se beneficiar do seu consumo, pois o melão tem alto teor de fibra e água. 100g da fruta tem em média 28kcal.

ABACAXI - Fonte de vitaminas B1, A e C, potássio, cálcio e magnésio. 100g de abacaxi tem em média 52kcal. A dica é consumir em suco com folhas de horletã.

MANGA - É um poderoso antioxidante que atua no combate aos radicais livres. 100g de manga tem em média 62kcal. Contém vitamina A e C. Você pode dar um toque sofisticado na sua salada de folhas verdes adicionando pequenos cubos de manga.

Frutas não faltam na estação, então incremente as suas alimentações com jabuticaba, pêssego, caju, nectarina, goiaba, melancia. A nutricionista recomenda o consumo de 3 frutas por dia.

QUER MALHAR DE FORMA CORRETA?

Nesta matéria para a série Viver Bem, para o quadro Cabide gravada em 2010 pela Band SC, fui até a academia do campeão olímpico Fernando Scherer, para saber como praticar atividades físicas e entrar em forma sem colocar a saúde em risco. Marcelo Scherer passou dicas importantes para a nossa equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário