sexta-feira, 14 de outubro de 2011

BLUMENAU NÃO É SÓ CHOPE E DANÇA

Circuitos revelam a história, cultura, flora e o poder econômico da cidade através de passeios pelo centro, industrias e redutos naturais da cidade.

Durante a Oktoberfest, e no ano inteiro, os turistas podem conhecer o melhor da cidade em cinco roteiros que contam a história e o desenvolvimento de Blumenau. Um deles, o Roteiro Histórico Cultural, pode ser feito a pé para queimar as calorias do chope e das comidas típicas. O ponto de partida é a Ponte Aldo Pereira de Andrade (conhecida como Ponte de Ferro e datada de 1929), passando por todos os prédios antigos e contemporâneos da Rua XV de Novembro, principal via comercial da cidade. Na rua da linguiça, como era carinhosamente denominada pelos colonizadores, é possível encontrar vitrines bem decoradas com a temática da festa. O passeio pela avenida remete ao passado e apresenta boas opções de compra e gastronomia. Na pausa para o café é preciso muito autocontrole na hora de saborear as sobremesas do Café Glória. Os doces e salgados são capazes de tirar do regime o mais controlado dos seres. Este passeio termina no antigo Paço Municipal e sede da administração no período colonial. Outra boa pedida é o Roteiro da Vila Itoupava, há 25 km do centro da cidade. No bairro moram cerca de sete mil habitantes que preservam os aspectos culturais da colonização, como por exemplo, o dialeto alemão.


Além de encontrar casas que preservam a construção típica enxaimel é possível degustar comidas e bebidas de fabricação caseira, como cachaça, embutidos e cucas, um bolo típico recheado com frutas e coberto por farofa doce.



Quem gosta de moda não pode deixar de fazer o Roteiro das Indústrias. Nele é possível visitar as tradicionais fábricas da cidade e conhecer desde as suas histórias até a fabricação de seus produtos e artigos que estão presentes na vida e na história dos brasileiros, como a SulFabril, Teka e Hering. Outro diferencial são as ações de responsabilidade social e ambiental. Neste requisito o destaque é para a Cia Hering que desde a sua fundação, em 1905, desenvolve ações para minimizar o impacto ambiental gerado por suas atividades. A matriz da empresa, no Bairro Bom Retiro, conta com um jardim suspenso construído em 1979 a partir de um projeto do paisagista Roberto Burle Marx. Para conhecer este roteiro é preciso agendar com a secretaria de Turismo, em dias úteis, pelo telefone (47) 3326-7585 ou com a Central de Atendimento ao Turista (CAT) pelo telefone (47) 3222-3176.

AVENTURA E NATUREZA!
O Roteiro de Natureza, com opções de passeios nas trilhas do Parque Ecológico Spitzkopf ou Nova Rússia, é a pedida para quem gosta de contemplar a natureza. Outra possibilidade de convívio com a exuberante flora do Vale do Itajaí e busca por conhecimento é o Museu de Ecologia Fritz Muller - localizado na Rua Itajaí, 2195, bairro Vorstadt - do naturalista e cientista alemão Johann Friedrich Theodor Muller. No local é possível aprender muito sobre botânica.

Os apreciadores de cerveja podem, além de degustar o líquido mais apreciado na Oktoberfest, conhecer o processo de fabricação nas cervejarias artesanais. O Roteiro das Cervejarias Artesanais é composto por dez empresas, entre elas estão a Bierland, Eisenbahn, Wunder Bier, Borck, Heimat, Konigs Bier, Zehn Bier e Schorntein. Para se divertir neste roteiro o agendamento deve ser feito diretamente com as cervejarias.

Mo site da Secretaria de Turismo de Blumenau há mais informações sobre esses roteiros e demais opções de passeio, www.turismoblumenau.com.br. Fonte: José Eduardo Bahls de Almeida, secretário de Turismo. Foto Marcelo Martins, Secretaria de Turismo/ Divulgação, Jaime Batista da Silva e Cia Hering/Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário