Comissão da Pessoa com Deficiência foi instalada no Legislativo Estadual. A ato reuniu entidades ligadas à defesa e inclusão das pessoas com deficiência.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, instalada ontem (21/09) na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, vai trabalhar na viabilização de ações e implantação de políticas públicas para a defesa, melhoria da qualidade de vida e inclusão social das pessoas com deficiência. Esta é a 18ª comissão permanente criada na estrutura do Poder Legislativo de Santa Catarina e, além de representar um avanço para as pessoas com deficiência na sociedade, representa uma nova esperança para as Apaes e demais entidades do setor de todo o estado. O deputado José Nei Ascari (DEM), proponente da Comissão, informou que a comissão deve “atuar no acompanhamento das políticas públicas e na promoção de ações que visem a cidadania plena das pessoas com deficiência”. Ascari, que deverá ser eleito presidente da comissão, defende a criação de um órgão exclusivo para tratar de políticas específicas às pessoas com deficiência no âmbito do Poder Executivo.
Representantes das Apaes da Grande Florianópolis e do Sul do Estado, além de entidades que atuam na área, prestigiaram a formalização da comissão que durou cerca de 30 minutos. Arlete das Graças Torri, presidente da Apae de Florianópolis, representou todas as entidades do setor e, na tribuna, agradeceu ao Legislativo pela iniciativa dizendo que as Apaes de Santa Catarina são referência em educação inclusiva mas que é preciso avançar nas questões de acessibilidade mental, “Ainda há muita discriminação. Mas só discrimina quem desconhece. 90% das pessoas atendidas nas Apaes são de famílias extremamente carentes e, além dos nossos alunos, precisamos atender suas famílias. Estas pessoas tem potencial, só precisam de uma oportunidade. E vocês, senhores deputados, que têm as Leis nas mãos, são as pessoas certas para fazer com que elas sejam incluídas na sociedade ”. A comissão é integrada pelos deputados Dado Cherem (PSDB), que presidiu a sessão, José Milton Schaeffer (PP), Luciane Carminatti (PT), Dirce Herdeischeidt (PMDB), Carlos Chiodini (PMDB) e Angela Albino (PCdoB).
O deputado José Nei Ascari (DEM) não poderia ter escolhido data mais oportuna para a instalação da comissão. “Hoje é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e a ALESC deu um exemplo de cidadania para todo o Brasil.”, comentou Kidy Passos, Gerente de Comunicação e Eventos da Apae Florianópolis, para a Rádio UDESC FM. No início da sessão, o estudante Rodrigo Carlos Alves, aluno da Apae de São João do Sul, emocionou os presentes ao se deslocar com dificuldade do plenário para presentear o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Gelson Merisio (DEM), com uma obra pintada por ele. Rodrigo tem paralisia cerebral e expressa sua arte apenas com um dos pés. Além de suas atividades como artista plástico Rodrigo é Dj e discoteca em festas da Região Sul do estado. “É um exemplo de superação”, comentou o deputado Dado Cherem. No final na sessão, representantes das Apaes se comprometeram em colaborar com a Comissão para que as Leis e ações não fiquem apenas no papel, mas que sejam aplicadas em todas as regiões catarinenses.
(Fonte: Assessoria de Comunicação da Apae de Florianópolis com colaboração de Lisandrea Costa, jornalista da ALESC. Fotos: Miriam Zomer, Alesc)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário