segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O LIXO NOSSO DE CADA DIA

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, em seu relatório sobre consumo mundial de 2008, informou que apenas 20% da população mundial é responsável por 86% dos gastos com consumo individual.

DE LIXO EM LIXO...

Isso reflete, também, na produção de resíduos. A comodidade dos descartáveis, dos congelados, dos produtos industrializados e ricamente embalados custa mais caro e, obviamente, a população mais carente não tem acesso. A desigualdade social influencia na dieta e nos hábitos comuns da população. Enquanto os mais ricos, que são um quinto da população, comem 45% das carnes e peixes produzidas no mundo e utilizam 58% da energia do planeta, os mais pobres se alimentam de grãos e produtos produzidos na sua região e de água, muitas vezes não potável.

Ou seja, o tamanho da renda de uma pessoa corresponde à quantidade de lixo que ela produz. Mas será que os mais ricos estão separando o lixo corretamente, evitando que materiais que podem ser reciclados sejam encaminhados para os lixões? Circulei por Jurerê Internacional, um bairro de alto padrão, localizado na região Norte de Florianópolis e, com luvas nas mãos, conferi o lixo dos moradores. Acompanhe vídeo:

DESCUBRA O TOTAL DE LIXO VOCÊ JÁ PRODUZIU NA VIDA E O ESPAÇO QUE ELE OCUPA NO MEIO AMBIENTE

Com a ajuda da COMCAP e da UFSC descobrimos como calcular o total de lixo que já produzimos na vida e o espaço que ele ocupa no meio ambiente. Assim finalizei a série "Lixo - Uma Responsabilidade Nossa" que apresentou, em 4 matérias, um panorama da produção, coleta e destino final do lixo em Florianópolis. Minimizar o consumo e resistir às facilidades dos descartáveis é fundamental para vivermos em um planeta mais equilibrado e sustentável. Mais detalhes no vídeo:

PARA PENSAR...
Segundo a organização indiana Centre for Science and Environment(CSE), que desenvolveu uma ampla pesquisa sobre a produção de resíduos no mundo, os países desenvolvidos são melhores produtores de lixo do que de bens de consumo.

PARA MANTER AS RUAS E PRAÇAS DE FLORIANÓPOLIS LIMPAS SÃO NECESSÁRIOS 230 GARIS E 550 AUXILIARES OPERACIONAIS QUE VARREM APROXIMADAMENTE 339 QUILÔMETROS DIARIAMENTE

Um trabalho fundamental para o equilíbrio ambiental e manutenção da saúde pública, mas que nem sempre é valorizado pela sociedade. Confira nos vídeos a rotina diária e a importância do trabalho de remoção do lixo na capital de Santa Catarina.





Fonte: COMCAP - Companhia Melhoramentos da Capital, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina e www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=32&id=378

Nenhum comentário:

Postar um comentário