quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ACESSIBILIDADE: A CADA PASSO, UM OBSTÁCULO!

Segundo uma estimativa do IBGE, no Brasil vivem cerca de 28 milhões de pessoas com deficiência

Estes brasileiros enfrentam diariamente muitas barreiras para se locomoverem pelas principais cidades do pais. Vivem uma realidade precária que poderia ser outra, mais compatível com as suas necessidades, caso houvesse meios eficientes para viabilizar a acessibilidade.

"Se puderes olhar, vê. Se podes ver, repara.", extraído de Ensaio sobre a cegueira de José Saramago.

A LIBERDADE DE IR E VIR é um direito de todo cidadão, mas na prática as pessoas com deficiência são excluídas deste direito. A Lei do Deficiente exige rampas, acesso, locais próprios em cinemas e teatros, banheiros, vagas em estacionamentos... Mas, devido a falta de fiscalização, esta lei não funciona como deveria. E quando funciona, geralmente, os mecanismos para a acessibilidade dos deficientes são edificados de maneira errada: Rampas estreitas ou muito inclinadas, piso guia para cegos na rota de postes e muito próximos às vias, são alguns inconvenientes.

SUPERAÇÃO PELA ARTE...
MARJORY, cantora com deficiência visual, encontrou na música uma maneira de ir além. Se nos palcos a cantora não encontra dificuldades para se locomover e expressar-se, nas ruas da capital catarinense as barreiras são muitas. Esta realidade é vivida por 28 MILHÕES de brasileiros todos os dias.

CONFIRA MATÉRIA COMPLETA NO VÍDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário